ajax loader

Esqueceu sua senha?

Etapa inicial do Expresso Semântico é concluída

Após um ano de desenvolvimento, no final de janeiro, o Expresso Semântico passou por uma audição final e foi bem avaliado por uma comissão do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (PAPPE) – responsável pela subvenção do projeto.

Com o novo recurso, foram implementadas novas formas de organizar as informações do Expresso,  estabelecendo relacionamentos entre os vários elementos, como e-mails, contatos e compromissos. “Com esta funcionalidade, o usuário consegue economizar um tempo importante no dia-a-dia. O sistema guarda e exibe as informações de uma maneira simples e auxilia na tarefa de lembrar de coisas importantes. Ele é um assistente para a memória do usuário. ”, destacou Edney Matias, sócio da Prognus.

A sidebar do Expresso Semântico facilita a vida do usuário, pois permite o acesso a informações dos contatos, buscas personalizadas (inclusive nos anexos e por palavras dentro de documentos de texto), sem a necessidade de ter que trocar de módulo. É possível interagir com o Expresso a partir da sidebar que, também, reage de acordo com as telas que o usuário exibe.

O analista de sistemas Adir Kuhn foi o responsável pelo pontapé inicial do projeto e o primeiro a integrar a equipe, que mais tarde recebeu Tezza, Jefferson, Marcieli, Marcos e Eduardo. Adir e Tezza ficaram responsáveis pelo desenvolvimento de um modelo para a API, a montagem da arquitetura da ferramenta e a configuração dos serviços semânticos. A outra parte da equipe concentrou esforços na montagem das telas, utilizando ferramentas como Backbone.js e jQuery.

Continuação

O projeto ainda não terminou. O grupo se concentra agora na etapa de estabilização do código s e otimização das funcionalidades, para que em breve o código possa ser disponibilizado na Comunidade Expresso. Todos os membros da Comunidade poderão auxiliar no desenvolvimento do projeto, enviando as suas sugestões de conteúdo. “Também estamos avaliando a melhor maneira de usar o conhecimento de Web Semântica dentro do Expresso. A ideia é que a semântica esteja completamente integrada em todo o Expresso”, completou Adir.

Da esquerda para a direita, os integrantes da Equipe do Expresso Semântico: Eduardo Wilhelm, Adir Kuhn, José Vicente Tezza, Marcos Wilhelm e Marcielli Paula Langer.

09/02/2012 às 11:27    acessos (6764)     vacyjunior
Obrigado! Você pode ter mais informações sobre os nossos trabalhos desenvolvidos no blog Café Expresso (www.cafe-expresso.org). Faça-nos uma visitinha! Abraço!
Legal, parabéns pelo trabalho.

Gostaria de deixar o seu comentário? Para deixar o seu comentário por favor faça o registro em nosso site.   Registrar