ajax loader

Esqueceu sua senha?

Prévia do Firefox 5 já está liberada para download

Menos de um mês após a chegada do Firefox 4, Mozilla libera a primeira versão de seu sucessor, não recomendada para o uso diário.

O cronograma da Mozilla para a próxima versão do Firefox, por enquanto, está sendo seguido à risca – ao contrário do que ocorreu com o Firefox 4. Esta semana, o modelo aurora – anterior ao beta, mais estável – foi liberado para download.

A Fundação revelou há cerca de três meses que seu ciclo de atualizações seria acelerado. A intenção é soltar uma nova versão do navegador a cada 12 semanas. O aurora  só não será mais instável que a nightly, e antecederá a versão beta e a Release Candidate (RC).

“Nossos usuários poderão acompanhar melhor o processo de desenvolvimento do browser. As versões aurora, porém, não serão tão confiáveis quanto as outras”, escreveu Damon Sicore, diretor de engenharia, no blog oficial.

O executivo também destacou que a prévia do Firefox 5 traz melhorias em “performance, segurança e estabilidade”. Porém, não deu mais detalhes a respeito.

Graças ao novo ciclo, a Moziila adicionará recursos ao seu programa tão logo sejam concluídos. Antes esperava-se  meses para testá-los e ver se a compatibilidade era completa. Se alguma versão começar a falhar – principalmente em relação às nightly e aurora – ela será removida e corrigida, para que volte a ser liberada.

A versão final do Firefox 5, segundo o cronograma, será lançada em 21/06. A beta chegará um mês antes.

A concorrente Microsoft também resolveu adotar um ciclo mais veloz – o Chrome, da Google, foi o pioneiro nesse sentido. No começo da semana, a Microsoft exibiu o Internet Explorer 10 e liberou o download para desenvolvedores. Analistas acreditam que a Microsoft passará a oferecer um novo modelo do browser a cada ano. Antes, o ciclo era de um novo a cada dois anos.

O aurora do Firefox 5 pode ser baixado pelo site da Mozilla, e não interfere no funcionamento do Firefox 4. É importante lembrar, claro, que as versões de teste não recomendadas para o uso diário.

(Gregg Keizer)
Fonte: IDGNOW
23/04/2011 às 22:17    acessos (2562)     shadow

Gostaria de deixar o seu comentário? Para deixar o seu comentário por favor faça o registro em nosso site.   Registrar