ajax loader

Esqueceu sua senha?

Próxima versão do Ubuntu terá Linux 3.0 e Thunderbird

Depois de toda a controvérsia que se seguiu ao lançamento do Ubuntu 11.04, de codinome "Nartty Narwhal", é difícil não ficar pelo menos um pouco ansioso à medida em que o lançamento da versão 11.10, de codinome "Oneiric Ocelot", se aproxima.

A nova versão começou a ser planejada em março, mas o "feature freeze" só aconteceu ontem, 11/08. Neste estágio do desenvolvimento, nada mais pode ser adicionado ao software: os novos recursos já foram definidos, e os desenvolvedores irão agora se concentrar na remoção de bugs e estabilização do sistema, até ele estar pronto para o lançamento em outubro deste ano.

Com isso, e três versões Alpha já disponíveis, podemos ter uma boa idéia do que esperar da próxima versão do Ubuntu. São cinco os principais destaques:

1. Linux 3.0

A versão Alpha 3 do Oneiric Ocelot já inclui o kernel 3.0.0-7.9, baseado na versão 3.0 do kernel oficial com patches específicos para o Ubuntu. Entre as principais mudanças, a mais notável ao usuário final serão drivers melhorados para chipsets de rede Wi-Fi.

2. Mudanças no desktop (de novo?)

Outra mudança no Alpha 3 é uma versão experimental do Compiz e da interface Unity, baseados no toolkit GTK3. Entre os principais recursos estão um novo alternador de tarefas (acionado com Alt+Tab) e melhor desempenho do lançador e dos painéis.

3. Thunderbird como cliente de e-mail

O software da Mozilla irá substituir o Evolution como cliente de e-mail padrão. O Thunderbird já fazia parte da distribuição, para fins de teste, há algum tempo, mas finalmente a decisão de torná-lo oficial foi tomada pela Canonical. 

4. Ubuntu Software Center

A loja de aplicativos para o Ubuntu tem um novo modo de visualização, que lista em primeiro lugar os apps mais bem votados pelos usuários, tanto na página principal de uma categoria quanto em subcategorias. Com isso será muito mais fácil escolher o melhor software para uma tarefa.

O programa também permitirá que os usuários editem ou apaguem seus reviews de aplicativos, e ficou muito mais rápido durante a instalação de pacotes .deb distribuídos separadamente.

5. Redes sociais

O cliente de microblogs Gwibber (que se integra, entre outras, a redes como o Twitter) ficou mais rápido e terá uma nova interface, tirando proveito das mais recentes tecnologias do GNOME, dizem os desenvolvedores. 

O Ubuntu 11.10 Alpha 3 já pode ser baixado no site oficial do projeto, mas ainda não está pronto para o uso diário. Recomendamos que quem quiser se aventurar e experimentar o sistema antes do lançamento aguarde a primeira versão Beta, que será lançada em 01/09, seguida por um segundo beta em 22/09. O lançamento da versão final está programado para 13/10.

Fonte: PCWORLD

14/08/2011 às 22:17    acessos (2733)     shadow

Gostaria de deixar o seu comentário? Para deixar o seu comentário por favor faça o registro em nosso site.   Registrar